Rodada de negociação acontece sem grandes avanços

Publicado em 03.12.2018

               Foi uma tarde longa, onde representantes do sindicato e da empresa se reuniram mais uma vez para tratar sobre as questões envolvendo o Acordo Coletivo 2018/2019. Nessa 5ª rodada de negociação houve avanço apenas na cláusula que trata da complementação dos benefícios para o empregado afastado pelo INSS para tratamento de saúde. Apesar de ter ocorrido progresso na proposta apresentada pela Energisa é preciso avançar em ganho real e aumento no Ticket Alimentação acima do INPC acumulado, alertou o Presidente, Manuel Henrique.

Segue abaixo o resultado das negociações até agora:

1-       Garantia da Data Base (retroativo a 1º de novembro) e manutenção da vigência do ACT

2-       Pisos e Salários corrigidos pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses (4%)

3-       Todas as demais cláusulas que tenha natureza financeira terão seu valor corrigido pelo INPC acumulado (4%)

4-       Reajuste do Ticket Alimentação em 4%, entretanto, o sindeletric apresentou uma  contraproposta para que a empresa reajustasse o valor do ticket alimentação em 6%, passando o valor atual de R$ 850,19 para R$ 901,20. A empresa se comprometeu em analisar e dar um posicionamento na próxima reunião agendada para o dia 04/12.

5-       Inclusão na cláusula de compensação de horas extras no banco de horas, acertando-se em comum acordo, entre empregado e gestor, as folgas compensatórias nas horas negativas na mesma proporção a partir de dezembro de 2018.

6-       Inclusão de cláusula para criação de regulamento para redução de intervalo de almoço em 1 hora para os empregados que desejarem e que estejam matriculados em curso universitário / técnico, exceto para os trabalhadores que trabalhe em dupla.

7-       Avanço na cláusula de complementação de benefício:

7.1 - Auxílio Doença - hoje o empregado afastado pelo INSS para tratamento de saúde tem assegurado pela Energisa os benefícios como, plano de saúde, odontológico, ticket alimentação e seguro de vida fornecido pela empresa apenas por 90 dias. Alterando a clausula para a seguinte redação: Ampliação no prazo da manutenção do plano de saúde, odontológico e seguro de vida para os empregados afastados por auxilio doença (B31 doenças que não tem relação com o trabalho) de 90 dias  para 180, permanecendo a manutenção do ticket alimentação pelo período de 90.

       7.2 - Auxílio Doença Acidentário - já para os trabalhadores afastados por acidente de trabalho a empresa atualmente garante todos os benefícios existente no Acordo Coletivo: plano de saúde,          plano odontológico, ticket alimentação e seguro de vida por um ano. A empresa se compromete a ampliar de 1 ano, para 1 ano e 5 meses.

A diretoria do sindeletric espera que nessa sexta rodada de negociação prevista para o dia 4 de Dezembro, às 08h30, na sede de empresa em João Pessoa, a Energisa apresentante uma proposta que corresponda a expectativa dos empregados para que possamos submeter à apreciação da categoria em assembleia.

Participe das assembléias! Juntos somos mais fortes. Contamos com você.