Feliz Dia Internacional da Mulher

Publicado em 08.03.2019

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, as reflexões acerca do seu papel na sociedade atual são inevitáveis, afinal, ao longo das últimas décadas tivemos muitos avanços, mas ainda temos muito a caminhar. 
Segundo um estudo divulgado pelo Banco Mundial, o número de países que dão direitos econômicos iguais a homens e mulheres não ultrapassa a marca de um dígito. Atualmente, apenas 6 das 187 nações analisadas garantem essa paridade de gênero total, e no Brasil as mulheres possuem cerca de 81.8% dos direitos dos homens, segundo a pesquisa intitulada de “Mulheres, Negócios e a lei”. Não é apenas a questão econômica que merece reflexão nesse dia, no Brasil é crescente o número de feminicídio. Dados do levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que, por hora, em 2018, ocorreram mais de 530 ataques físicos contra mulheres no Brasil. Quando são levadas em conta as agressões de qualquer tipo, os números indicam mais de 1.800 ataques por hora, resultando em 16 milhões de mulheres agredidas verbal e fisicamente no ano passado. 
Apesar de todas essas questões que indiscutivelmente são preocupantes, ainda é possível comemorarmos, pois foram muitas as conquistas femininas. Hoje, elas ocupam espaços na sociedade que no século passado era impossível imaginar. Então mulheres, sejam gratas pelos avanços alcançados e força para trilhar novos caminhos.

Feliz Dia Internacional da Mulher